VI CID - Congresso Internacional de Direito
Os Desafios da Justiça e da Sociedade em um Mundo Globalizado
10 de Julho de 2018
Tribunal da Relação de Lisboa (Portugal)

_______________________________________________________________________________

 

Caríssimos Juristas,


No dia 11 de Dezembro de 2009, demos um passo muito importante na criação da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, quando da realização do 2º CID – CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO BRASIL-EUROPA.

Nesse período, foi possível a realização de diversos eventos em Portugal, no Brasil e em Angola, onde se buscou o aperfeiçoamento e a melhora de nossa justiça.

Neste caminho, a CJLP, uma comunidade informal e ativa, que tem por objetivo fortalecer esse grande universo jurídico, que compreende os diversos países de língua portuguesa, mas também outros países onde as lideranças do Mundo Jurídico falam a Língua de Camões e ocupam cargos de relevância nos mais altos órgãos.

Os problemas que afligem o mundo moderno, costumeiramente desaguam em nossos tribunais, mas o Mundo Jurídico, esse grande universo jurídico de juristas da língua portuguesa, deve trabalhar de forma preventiva, buscando soluções, organizando-se de forma a cumprir, além do seu dever constitucional na defesa do direito e da justiça, também na defesa intransigente no aperfeiçoamento Cultural, Profissional e Ético dos jovens que são os nossos sucessores neste mundo conturbado e em constante mutação.

A formação de uma nova geração Preparada, Consciente e Ética deve ser também um dos nossos objetivos, apoiando as nossas instituições escolares, as instituições culturais e principalmente o jovem, esse é o grande desafio da Justiça.

“O maior mal que se pode fazer a uma pessoa, é priva-la de educação e cultura”

Aos Membros fundadores os meus agradecimentos à todos que caminham nessa direção, e compreendem que a União de todos é fator decisivo para o fortalecimento da Justiça nesse mundo globalizado, que cada vez mais fala a nossa língua, a língua que nos une, a Língua Portuguesa.

O meu muito Obrigado !

Nelson Faria de Oliveira
Secretário Geral da CJLP - Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa