CJLP – COMUNIDADE DE JURISTAS DE LINGUA PORTUGUESA COMEMORA OS SEUS 10 ANOS DE ATIVIDADE
10 de Dezembro de 2019, 19h30
Hotel Vila Galé Collection | Palácio dos Arcos - Lisboa, Portugal

A CJLP comemorou no dia 10 de Dezembro de 2019 não só o seu 10º Aniversário tal como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, onde foi possível, neste especial momento, contar com um alto nível de participantes de diversos países.

Diversas atividades se desenvolveram, além do simpático Jantar, no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos destacando-se as excelentes palestras dos renomados palestrantes, entre estes:

O Professor e Historiador João Morgado, que debruçou-se acerca do tema “O Judiciário e a Justiça nos tempos dos Descobrimentos", seguindo-se brilhantes intervenções dos Palestrantes: Senhor Doutor Professor Adriano Moreira, Senhor Doutor Juiz Conselheiro António Abrantes Geraldes, Senhora Doutora Professora Eloísa Arruda, Senhora Doutora Juíza Conselheira Fátima Gomes, Senhora Doutora Professora Maria da Glória Garcia (acesse AQUI o seu discurso), Senhor Doutor Secretário-Geral da CJLP Nelson Faria de Oliveira e Senhor Doutor Juiz Desembargador Nuno Coelho.

Importante  destacar a assinatura da "Carta do Futuro” onde há o compromisso efetivo dos Juristas da CJLP, com o bem da Sociedade e na defesa da Justiça, na defesa da Democracia e dos Direitos Humanos. A "Carta do Futuro" é formada pelos seguintes princípios:

1. A constante busca na proteção e prerrogativas dos Direitos Humanos e da Dignidade da Pessoa Humana.
2. A defesa intransigente do Meio Ambiente.
3. A diminuição das Desigualdades Sociais do mundo.
4. A maior e melhor distribuição da Educação, Cultura e Trabalho.
5. O combate à Corrupção.
6. A promoção da Justiça e o acesso desta à todos.
7. A luta pela Democracia e pelo Estado de Direito Democrático.
8. A defesa pelo Direito Natural enquanto fonte transnacional e transcendente.
9. A aplicabilidade do Princípio da Solidariedade Intergeracional.
10. A nossa contribuição pela Paz.

Houve  ainda  o compromisso da criação das mais diversa comissões, para dar andamento aos seus propósitos, notadamente, na defesa da Língua que nos une , a língua portuguesa, a língua de Camões.

O evento contou ainda com a presença da família Almeida Santos, para a homenagem que foi prestada ao ilustre e saudoso Homem público , que muito fez pelo Universo da Língua Portuguesa e de seus diversos Países.

A honra da homenagem ao Dr. António de Almeida Santos, foi dada ao ilustre Dr. Adriano Moreira, que foi  um grande amigo do homenageado, que fez a entrega da placa comemorativa à família Almeida Santos , na pessoa de sua filha, Deputada Maria Antónia de Almeida Santos, em um emocionante momento, em que  ambos falaram a respeito do homenageado e sua passagem por esta vida.

Antes do encerramento, o Secretário Geral da CJLP – Nelson Faria de Oliveira ,agradeceu a presença de todos e afirmou o seu compromisso na continuidade dos trabalhos.

No encerramento, falou o Presidente do Tribunal da Relação, Orlandos Santos Nascimento que enfatizou a importância da CJLP,  do Judiciário e dos Juristas na defesa não só da sociedade mas do compromisso com os seus princípios.

Fonte:  CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa – www.cjlp.org


FOTOS DO EVENTO:

X ANIVERSÁRIO CJLP

 

10 Aniversário CJLP